Para manter o seu carro em perfeito estado de conservação, pequenas medidas de manutenção preventivas podem fazer toda diferença, principalmente para evitar contratempos e desagradáveis surpresas. Segundo uma pesquisa divulgada pela WebMotors, o custo da manutenção preventiva é 68% inferior ao de um conserto e demanda um tempo muito menor, sem contar que evita problemas com o carro e transtornos indesejáveis.
A Função da Manutenção Preventiva:
A função da manutenção preventiva, como o nome já diz, é prever os possíveis problemas que seu carro pode apresentar durante uma viagem ou mesmo na cidade, quando você está indo para o trabalho, por exemplo. É muito importante, por exemplo, como está a conservação do estepe, o extintor de incêndio (que pode gerar multa se estiver vencido), o funcionamento do limpador de pára-brisa, das suas setas, do pisca alerta, da luz de freio, bateria e fusíveis. O cinto de segurança, tanto dos bancos dianteiros quanto traseiros, devem merecer uma atenção especial.
Dicas de Manutenção Preventiva:
Para você ficar sempre tranquilo e poder viajar nas férias com a família, segue abaixo uma relação de quinze dicas de itens básicos que devem ser revisados antes de você pegar a estrada:
- Alinhamento de direção (suspensão dianteira);
- Rodízio de pneus;
- Balanceamento das 04 rodas;
- Verificar as condições dos pneus;
- Pastilhas de freio;
- Palhetas limpadores (dianteira x traseira);
- Correias externas motor;
- Extintor (prazo de validade e necessidade de recarga ou troca);
- Óleo de motor e filtros;
- Lâmpadas em geral;
- Água do motor;
- Vazamentos de água;
- Vazamentos de óleo (motor, câmbio e coifas)
- Freios em geral;
- Nível dos fluidos;