Com as recentes mudanças na Lei Seca, até quem não bebe ficou com medo do bafômetro! Brincadeiras a parte, a medida de precaução aplicada pela polícia tem como objetivo preservar a segurança pública e punir os indivíduos que consomem álcool e dirigem, causando perigo. Porém as dúvidas se podemos ou não comer um bombom de conhaque, usar anti-séptico bucal ou própolis (produtos a base de álcool) surgem e no post de hoje vamos falar sobre isso.
Como Funciona o Teste do Bafómetro:
O motorista que é parado em uma blitz da polícia deve fazer, segundo a nova legislação, soprar o bafômetro. Na atualização da lei, o limite passa de 0,1mg/L para 0,05 miligrama por litro. O motorista que for autuado por infração gravíssima terá sua habilitação retida e poderá pagar multa de R$1.915,40.
A Nova Lei Seca Pega Bombom de Conhaque ou similares?
O Autoesporte fez um teste e ficou provado: consumir bombom de conhaque, antisséptico bucal, aerossol de mel com própolis e floral de bach não tem problema e você não será pego no bafómetro. Porém, em até 5 minutos após o consumo desses produtos, o nível de álcool presente no hálito supera a tolerância, mas logo após alguns minutos esse problema passa!
Na realização destes testes, os níveis de álcool encontrado na utilização do bombom de conhaque e no antisséptico bucal foram altos, mas caiu drasticamente logo após 10 minutos. Fique tranquilo e sempre respeite as leis de trânsito da sua cidade!