Nos dias de hoje, infelizmente são poucos os indivíduos que dão a atenção necessária para a realização de manutenções, seja envolvendo a sua casa, o seu carro, ou qualquer outro componente pelo qual a manutenção seja conveniente para evitar problemas futuros envolvendo o seu bem. Levando esse ponto em consideração, nesse artigo falaremos sobre a manutenção de vidro elétrico e se ela vale a pena.
Por que Realizar a Manutenção?
Antes, aquele cansativo esforço de ficar girando praticamente uma manivela para realizar o procedimento de abertura e fechamento dos vidros do seu carro já eram. Com o avanço das tecnologias, se tornou possível unicamente apertar ou pressionar um botão para que isso aconteça.
Mas é claro que, para que o sistema continue sempre funcionando, você precisa sim realizar uma manutenção de tempos em tempos, para que tais sistemas de janelas elétricas tenham maior durabilidade.
Alguns testes com o produto apontaram para o fato de que, ele costuma durar cerca de trinta mil vezes subindo, e outras trinta mil descendo. Nesse caso, ele pode durar realmente por anos.
Mas, para que isso aconteça você precisa tomar alguns cuidados básicos de vez em quando, até mesmo pelo fato de que a manutenção sai muito mais em conta do que o preço para consertar o produto em si, já que algumas vezes, a falta de manutenção pode acarretar até mesmo na necessidade de troca de todo o conjunto sistemático do vidro elétrico, o que custa cerca de 2 mil reais.
Não, o Vidro Não é Feito Para Brincar:
Principalmente envolvendo crianças, é comum encontrá-los abrindo e fechando o vidro sem parar. Porém, não, isso não é uma brincadeira e o valor dela pode acabar custando bem caro. Por conta disso, é ideal desde a compra do seu carro com vidro elétrico a necessidade de poupar esse sistema, já que assim, a probabilidade de problemáticas será menor e os gastos com ele também. Em adicional, o fato de pressioná-lo por grandes parcelas de tempo poderá fazer com que o sistema se sobrecarregue, o que no caso tornaria o prejuízo muitas vezes maior!
Manutenção é Sinônimo de Economia:
Mesmo que você cuide bem dos aspectos que citamos anteriormente, da mesma forma o seu carro estará sempre exposto à poluição do trânsito, à chuva e ao próprio sol forte, que são fatores que podem fazer com que o vidro comece a apresentar dificuldades na hora de deslizar, para cima ou para baixo.
Nesse caso, o problema está relacionado às canaletas flocadas, que é o local onde o vidro fica encaixado. O problema então acontece pela falta de manutenção no local, que pode estar ressecado e acumulando sujeira sem que o indivíduo perceba. Em um primeiro momento, o vidro unicamente irá se deslocar de forma mais lenta, até que ele pare realmente de funcionar se o problema persistir sem nenhuma manutenção.
E, vale relembrar que nesse caso você mesmo pode realizar essa manutenção, por meio de lubrificantes com base de silicone, que são facilmente encontrados como spray. Ao passar o mesmo produto na canaleta, a cada 6 meses, é muito mais difícil que o problema venha a acontecer.